Home

livros

música

agenda

aus deutschen verlagen

temas e estudos

januar / janeiro
2004

angola

brasil

cabo verde

guiné-bissau

moçambique

portugal

são tomé
e príncipe

timor lorosae

bestellen

suchen

impressum

home

tfm-online


Paulinho Assunção:
Pequeno tratado sobre as ilusões


Campo das Letras
72 páginas

Quando o encantamento feito de palavras nos chega de Belo Horizonte

Paulinho Assunção nasceu em Minas Gerais em 1951. É poeta, jornalista e ficcionista. Publica poesia desde 1980, com mais de uma dezena de títulos no Brasil, um dos quais, Diário do Mudo venceu, em 1983, o Prémio Nacional de Literatura da Cidade de Belo Horizonte.

O seu aparecimento em Portugal faz-se pela mão da Campo das Letras, com a edição deste Pequeno Tratado sobre as Ilusões, também premiado, já em 1998 (Prémio Guimarães Rosa de Contos, 1998, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais).

Este livro reúne 29 pequenos contos, povoados de luz, sonho, e personagens do dia a dia, que se adivinhas atravessando ruas em Belo Horizonte. Um livro de ternuras, mas também de perdas e desencontros.

Um livro de simplicidade. Pessoas simples, palavras simples, apesar de exactas, delicadamente escolhidas, fazendo vir ao de cima a arte do poeta a quem a mão pertence.

Paralelamente à edição em livro, o autor continua o seu trabalho de ficcionista na net, ao acesso de todos. Alimenta um site, http://avoltadekafkaembelohorizonte.blogspot.com/ na linha dos contos reunidos neste livro; pequenas e belas ficções do dia-a-dia, complementadas por ilusão e encantamento - luz colorida que tudo envolve no seu escudo mágico e protector. Para ir acompanhando, enquanto não surgem novos livros para alegria de quem leu este Pequeno Tratado...

Belém Barbosa

Todos os livros e CDs apresentados na novacultura estão disponíveis na Alemanha através do TFM-Centro do Livro e do Disco de Língua portuguesa: http://www.TFM-online.de

Paulinho Assunção nasceu em São Gotardo, Minas Gerais, em 21 de julho de 1951. É poeta, ficcionista e jornalista profissional.
Como poeta, publicou Cantigas de Amor & Outras Geografias (1980) , A Sagrada Blasfêmia dos Bares (1981) e Diário do Mudo ( 1984).
Como ficcionista, recebeu em 1998 o Prêmio Guimarães Rosa de Contos com o livro Pequeno Tratado Sobre as Ilusões.

Paulinho Assunção Poesia e Prosa


a volta de Kafka em Belo Horizonte



Belém Barbosa é uma das animadoras do blogue
Leitura Partilhada

para novacultura.de escreveu recentemente sobre obras de Manuel António Pina.


nova cultura (issn 1439-3077) www.novacultura.de
© 2003 Michael Kegler, sternstraße 2, 65719 hofheim / novacultura@gmx.de

TFM-Zentrum für Bücher und Schallplatten in portugiesischer Sprache www.tfm-online.de
disclaimer / Haftungsausschluss